terça-feira, 8 de julho de 2014

Que termos usar?


Imagem: Reprodução



Há muito todos pregamos a igualdade de gênero, etnia, cultura e condições genéticas. Assustou-se com a expressão ‘condição genética’? Isso pode ser um indício de que não tem utilizado as terminologias que promovam o respeito e valorização das pessoas. Temos ainda muito o que evoluir para viver uma sociedade justa. Podemos começar pelo que pronunciamos diariamente. Afinal, é ‘da abundância do coração que a boca fala’, já dizia o provérbio bíblico. Somos todos divididos em pequenos grupos, como que armazenados em pequenas caixas na sociedade – o que também é um grande equívoco e não merece nossa consideração nesse momento. Numa dessas “caixas” estão as pessoas com Síndrome de Down. E eles são a inspiração desse texto. Como se referir corretamente a esses cidadãos?
O Movimento Down, uma instituição que surgiu para reunir conteúdos e iniciativas que colaborem para o desenvolvimento de pessoas com síndrome, lançou recentemente um guia que esclarece dúvidas comuns das pessoas ao se referir a esses cidadãos. Fique atento a algumas dicas:
O que as pessoas costumam falar
O correto a dizer
Deficiente, inválido, doente e excepcional
Pessoa com deficiência
Portador de síndrome de Down, retardado e portador de retardamento mento mental
Pessoa com síndrome de Down
Doença genética
Condição genética
Pessoa especial, com necessidades especiais
Necessidades específicas
Trabalhadores com deficiência são melhores; pessoas com síndrome de Down são anjos, ingênuos e carinhosos
Evite estereótipos
Defeituoso, condenado, erro genético e anomalia
Palavras positivas ou neutras
O risco de ter uma criança com síndrome de Down
A probabilidade / as chances de ter uma criança com síndrome de Down

A Associação Olhar Down tem como objetivo tornar público e conhecido informações tão relevantes quanto essas. Estamos trabalhando por uma justiça e igualdade na prática, não apenas na teoria. Felizes os que tornam práticos os bons princípios que verbalizam! O uso de termos adequados é importante para enfrentar preconceitos, estereótipos e promover a igualdade e a inclusão desses indivíduos. Espalhe essa ideia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário