segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Carta a um Amigo


Imagem: Reprodução



O tempo, os imprevistos, a rotina, as cicatrizes da vida vez por outra nos tornam insensíveis. Isso nunca foi ou será positivo. Talvez por isso o mundo tenha se apresentado tão gélido, incapaz de aquecer seres humanos sensíveis e necessitados de atenção especial. Quando me refiro a ‘atenção especial’ não tem nada a ver com privilégios ou preferências. Tem a ver com o necessário, o de direito. Cada vez mais observo que o trivial tem se tornado algo excepcional e o desnecessário normal. Nota-se isso pelos escândalos a respeito de roubos, injustiças, ilegalidades, desamor, guerras, entre tantas outras coisas negativas. Realmente, o bom se tornou ruim e vice-versa. Ainda não me adaptei com essa inversão de valores. Nem desejo me acostumar. O fato é que mesmo não concordando com todas essas coisas me pego absorto a essa realidade. Como que afogado por um sistema que cala, oprimi e mantêm distraído quem se irrita com tudo a sua volta. Perdoe-me se me mostro omisso a tudo o que se ocorre contigo. Mas jamais duvide do amor sincero que tenho por sua figura.  Poucas pessoas tem a oportunidade de ocupar em meu coração um espaço tão valioso. Dizer que é como um irmão é muito pouco. Talvez a analogia correta seja, você sou eu em outro corpo físico, assim como gostaria que me considerasse você em outra carne. Porque na verdade somos todos um, em adaptações variadas. Minhas dores, alegrias, amores, dissabores, vitórias, perdas, empates são seus, e o contrário tenho certeza que também se dá. Falho por não dar atenção devida aos seus problemas, questionamentos, conflitos assim como faço com os meus. É um grande erro deixar tudo subentendido, nem todos interpretarão o que gostaria que lessem. Estamos atravessando um período conflituoso, mas é uma grande bobagem pensar que nesse sistema isso não se daria e continuará a ocorrer. O que temos que desenvolver – mesmo que não seja um ‘quesito de fábrica’ – é a paciência. Eis a virtude mais importante para os nossos dias! Sejamos pacientes e caminhemos juntos por essa estrada esburacada, ‘sem pavimentação’, (im)previsível, que mescla belos e angustiantes cenários que é a vida. Para uma longa jornada é necessário o primeiro passo, aprendi um dias desses num filme. E quanto mais passos, mais próximos estaremos do que desejamos. O importante é caminhar – e cantar para a viagem não ser enfadonha. E dependendo de como for aproveitar a viagem, a velocidade não importará. Mas lembre-se que temos que ser constantes. Sempre vendo o que é invisível. Enquanto não chegamos ao destino, vamos nos regalar com esse belo e indispensável itinerário. Sempre sorrindo para o dia nascer feliz e permanecer assim. Queria mesmo era ser completamente aquilo com quem simpatizo! Só assim seria capaz de transforma agora sua existência num mar de rosas, sem o fundo de espinhos.
Sem mais para este momento, mas tendo muito que expressar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário