quarta-feira, 26 de março de 2014

Desabafo


Eu sempre vejo postagens, videos e piadas sobre o atendimento de call center e coisas afins, e sempre dou risadas porque na maioria das vezes são engraçadas é claro, e fazem jus a alguns profissionais, apesar do exagero justificado pelo humor. Mas eu sempre me pergunto: Será que quando alguém liga para uma central de atendimento qualquer, percebe que está falando com uma pessoa e não com um robô? Eu sei, talvez o script dificulte e muito a verificação, mas ainda não temos tamanha tecnologia que nos permita vivenciar tal situação. Muitos cliente até se recusam e nos acusam de meros robôs... Mas convido a você a pensar pelo outro lado_ e as pessoas que ligam pra nós? Alguém já parou pra pensar o tipo de pessoas que atendemos? Será que não são também meros robôs reproduzindo uma sociedade sem futuro? Bom na minha humilde opinião dava pra fazer um estudo sociológico e que muito explicaria a atual situação da sociedade brasileira.
A começar é claro pela ignorância e falta de educação que perpetua. Pessoas do Brasil inteiro independentes do nível de formação e do status social entram em contato e infelizmente, na sua maioria. são pessoas mal educadas em todos os sentidos que esta palavra nos remete. A maioria num tem informação alguma e eu nem estou falando dos analfabetos que entram em contato conosco. Há com toda certeza vários tipos de mal educados desde aqueles que não tiveram acesso a nenhuma formação básica reflexo de uma sociedade que não sabe valorizar o conhecimento e a importância da educação. Assim como há também o contrário, aqueles que se dizem altamente informados e fazem questão de jogar na nossa cara os seus títulos e status como se isso fosse mudar o caráter deles. Caros, o fato de você ter uma boa formação ou um bom emprego não muda seu caráter muito menos faz com que você seja atendido mais rápido.
Caráter outro valor que se perdeu no meio do caminho em uma sociedade imediatista e repleta de hipocrisia, afinal nada mais importante que manter a imagem de pessoa correta, inteligente e idealista na rede social. Agora, no cotidiano as pessoas se transformam, permitem ser cruéis apontando inutilidades e ironias e esquecem de como é importante manter a coerência entre aquilo que você diz ser e aquilo que você realmente é.
Aliás o problema de falta de coerência não atinge unicamente as pessoas. As empresas seguem o mesmo caminho. Gastam bilhões em propagandas e patrocínios porque sabem que numa sociedade hipócrita como a nossa nada mais importante do que vender a imagem. Tem gente que até se especializa nisso: em vender uma imagem cada vez mais bonita capaz de esconder todas as mazelas, toda a falta de comprometimento.
Então convido a todos os que estão lendo esse texto agora a repensarem o quanto coerente é sua vida, eu também prometo que vou pensar na minha... Convido a todos a pensarem, em como deixamos que as coisas chegassem a esse ponto e que antes de apontarmos o culpados possamos fazer um exame de consciência e pensar no tipo de país que estamos construindo e quais são os valores que realmente devem ser considerados. Isso é só um desabafo...

 - Alice Cristina

Nenhum comentário:

Postar um comentário