sábado, 15 de fevereiro de 2014

Doar livros, ler e estimular a leitura em Formiga!



“Livros não mudam o mundo,
quem muda o mundo são as pessoas.
Os livros só mudam as pessoas.
(Mario Quintana)
Fábio Chagas
Doutor em História e Professor


Alguns episódios em Formigam descortinam o futuro e revelam que, em algum momento da História, vamos nos governar, sem vereadores, deputados etc. Seremos uma sociedade em que ninguém mandará e todos obedecerão.
Este outro mundo é possível, e necessário!
Semanas atrás um grupo de cidadãos em Formiga, limpou parte da “Prainha”, aquela onde os bem estabelecidos do Clube “deixam” os mais pobres frequentar, e que Moacir, seus secretários e vereadores, fingem não existir.
Em Formiga, também, conheço uma professora, anônima que desenvolve um trabalho extraordinário de contação de histórias, nas periferias, asilo, hospitais e creches da cidade. Admiro e aplaudo uma professora tão digna, que não busca os holofotes e que, através dos livros, se doa ao próximo.
Esta professora deveria ser homenageada pelo Poder Público e pelos meios de comunicação da cidade, mas ela é uma professora, e não, uma socialite!
Existe o projeto do “Ônibus Biblioteca” para Formiga, mas no meio do caminho existe o Poder Público. Mais do que isso, ainda temos que “sensibilizar” as empresas milionárias a fazerem suas doações.
Passagens caras, baixos salários, e ainda chamamos de doação o dinheiro arrancado do Povo.
Dentre todas as experiências, chamo a atenção neste artigo para a campanha “Doe um Livro”, levada à frente com grande esforço, pela gestora de cultura, Flávia Leão.
Deixei por último esta grande iniciativa porque, a meu ver, ela desata possibilidades bastante expressivas.

Doar não é fazer caridade
Doar um livro é um gesto de humanidade, uma atitude moral. Quando se passa um livro a alguém, partilhamos conhecimento e prazer literário. Abrimos portas e janelas onde antes haviam paredes. Se você não doar, pelo menos empreste, porque, livros parados e empoeirados na estante de nossas casas, tem o mesmo efeito que desfilar pelas ruas com um carro luxuoso e roupas de grife. Futilidade e ostentação.
Ler: o prazer e o exemplo
A leitura faz bem à memória, ao vocabulário, à escrita, amplia nossos horizontes culturais, nos torna mais criativos e nos fornece um prazer único. Autores fabulosos não faltam, e nosso país é um celeiro deles: Machado de Assis, Lima Barreto, Manuel Bandeira, Graciliano Ramos, Jorge Amado, Guimarães Rosa, Érico Veríssimo, Ariano Suassuna, e muito outros...
Um professor deve ler na frente de seus alunos tal qual os pais devem ler na frente de seus filhos e cada cidadão também deve ler, na rua, como forma de estimular o outro a mergulhar nessa aventura fantástica que é a leitura.

Todos doando livros
Convido a todos a participarem desta valorosa campanha. Se você não tem um livro em casa para doar, compre um e experimente passar às mãos de alguém. O prazer é indescritível e, certamente, você se sentirá melhor, mais humano.
Meu livro já está separado, e ainda contagiarei minha filha, para que compartilhe livros de sua biblioteca com crianças de Formiga.
Quero que ela sinta toda a beleza da solidariedade e do gesto de compartilhar, tanto a descoberta, quanto o prazer de ler.

Vamos Doar Livros!

A Campanha vai o final de março e os livros podem ser doados nos seguintes endereços:

Rua José Sebastião de oliveira, 130 (Bairro Santo Antônio) para Helena

Loja ENZO FELIPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário