Estudantes canadenses produzem
vídeo no qual invertem os “papéis” femininos e masculinos em anúncios
para mostra como a propaganda perpetua representações equivocadas
Sarah Zelinski, Kayla Hatzel e Dylan
Lambi-Raine, alunas do curso de estudos de gênero da Universidade de
Saskatchewan, no Canadá, tiveram uma ideia criativa para expor a forma
como a publicidade explora massivamente os estereótipos de gênero. As
estudantes canadenses produziram um vídeo no qual invertem o papel de
homens e mulheres em anúncios reais.
Quando acaba de apresentar os anúncios
originais, o vídeo pergunta se o espectador achou os mesmos “ridículos”.
Após o questionamento, são apresentados os anúncios com os “papéis”
invertidos. O resultado é a sensação de que os estereótipos de gênero
estão de tal forma culturalmente enraizados que o ridículo de
explorá-los só se torna evidente com a inversão dos “papéis”.
O vídeo, intitulado ‘Representations of
gender in advertising’ (‘Representações de gênero na propaganda’), ainda
apresenta estatísticas quanto aos números da violência de gênero no
Canadá e os relaciona com a representação da mulher nos anúncios
publicitários.
“Algumas campanhas retratam a mulher como altamente sexual e submissa. E o homem, como dominante e agressivo”, diz Sarah Zelinsky.
Confira abaixo o vídeo.
Fonte: Revista Forum
Nenhum comentário:
Postar um comentário