domingo, 18 de agosto de 2013

A importância de se fazer o bem




Por Anderson Almeida

Atualmente vivemos cercados de pessoas no nosso dia a dia, não importa onde seja, no trabalho, na escola, na faculdade, na rua ou qualquer outro lugar, e com certeza você já deve ter se deparado com alguma situação que você fez uma boa ação, ou viu alguém realizando uma boa ação. Mas você já parou para pensar qual à importância do que foi feito? Imaginou o que aquilo pode ter mudado? Mas acontece que estamos vivendo em um mundo onde não conseguimos mais visualizar as relações humanas, só enxergamos pessoas que pensam em si mesmas, e esquecem que a pessoa que está ali ao lado pode estar precisando de ajuda, o que vemos são as pessoas não se importarem umas com as outras, agredir, zombar e por aí vai.
Outro problema que também ocorre é que hoje em dia perguntamos se está tudo bem com a pessoa simplesmente por educação (há exceções), mas muitas das vezes não nos importamos com a resposta que será dada.  Então lhe pergunto: você já parou para pensar que levando esta pequena pergunta a sério pode mudar muita coisa? Muitas vezes um amigo, um colega, um familiar está precisando de uma ajuda ou um apoio e quem sabe você não possa fazer isso?! Então agora vamos fazer uma reflexão, realmente pare o que estiver fazendo, diminua a música que estiver sendo reproduzida aí e pense. Reflita nas perguntas: Qual a última vez que você ajudou alguém? Qual a última vez que você precisou de ajuda? Você se decepcionou por alguém não ter te ajudado no momento?  São simples perguntas, mas que importam muito.
E aí, refletiu? Então continuando, tem horas que paro e penso: Será que fazer o bem é tão chato assim para ninguém se importar? É possível perceber o quanto um gesto faz a diferença, e não tem nada melhor do que você realizar no mínimo uma boa ação durante o dia, uma simples coisa para mudar o dia de outra pessoa.
Há pouco tempo visualizei uma tirinha no Facebook, um menino desejava ‘Bom Dia!’ para um morador de rua, e ao ver o menino desejando ‘Bom Dia!’ o morador de rua chega a se espantar e dizer: “Nem lembrava que eu existia”.  Você percebeu como uma coisa muito simples fez um encantamento tão grande? Pois é, então vamos sair do nosso mundinho focado na gente mesmo, vamos valorizar o próximo, vamos ser gentis, cumprimentar a pessoa que está do nosso lado no metro, no ônibus, o nosso vizinho, aquele cidadão que passa por você na rua, afinal um gesto de educação não faz mal a ninguém.  
Como já conseguimos ver aqui, não precisamos de muito para fazer o bem, então vamos tirar da nossa cabeça que fazer o bem ou ajudar a alguém não é somente em questões financeiras ou materiais. Basta um pequeno gesto para uma grande diferença. E não podemos esquecer de que GENTILEZA GERA GENTILEZA.
Então galera, vamos mudar nossas atitudes, vamos ter uma preocupação com o próximo, ajudar quem precisa - mesmo que não o conhecemos. Vamos cumprimentar, vamos sair do nosso mundo voltado a nós mesmos, interagir com as outras pessoas, valorizar relações humanas, ser pessoas melhores. Afinal de contas, fazendo isso não temos nada a perder, pelo contrário irá vai nos deixar cada vez mais alegres, com uma ótima autoestima. E também queria dizer VAMOS AJUDAR AO PRÓXIMO, AFINAL NÃO SABEMOS QUANDO PRECISAREMOS DE AJUDA TAMBÉM.


Nenhum comentário:

Postar um comentário