sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Ao Mestre, com carinho...



Já se perguntou o porquê de professores, costumeiramente, receberem maçãs de seus alunos, como presente? Há algumas versões bastante interessantes. 'A primeira diz que esse hábito vem desde o século 16, na Europa, quando os professores ganhavam muito mal ou não ganhavam nada pelo trabalho que faziam. Os pais dos alunos, em agradecimento, costumavam dar aos professores cestas com frutas e flores. A opção pela maçã se deu provavelmente pela praticidade de consumo, já que a fruta não precisa ser descascada antes de ingerida. E entregá-la ao professor também significava desejar uma boa saúde, pois a fruta é extremamente nutritiva (sugestivo!). Outra teoria aponta a maça como símbolo do conhecimento, já que Newton descobriu a gravidade quando uma maça caiu em sua cabeça. Logo, presentear um educador com tal símbolo era muito adequado'¹. Deixando de lado as especulações, não deixa de ser um gesto de gratidão. Infelizmente, essa prática caiu em desuso, mas podemos demonstrar gratidão de outras e várias maneiras. Quer maior demonstração de afeto de um aluno quando te reconhece na rua e lembra aquela aula que mudou sua vida de alguma forma?...
Para muitos, o professor é aquele que ensina uma ciência, arte, técnica ou outro conhecimento. Mas, bem sabemos que seu papel é muito maior que essa definição. A todo o momento, tem-se que aliar teoria e prática, tornar o conteúdo atraente. Isso é uma arte! O professor é o protagonista de espetáculos diários. Como não admirar aquele que nos faz pensar, questionar, criticar e perceber nossa capacidade de criação? Como somos gratos por permitir que nosso ‘ativismo cego’ faça parte do passado! Desde que iniciamos esse curso a prática e teoria fazem parte de nossa realidade. E isso foi possível devido a sua dedicação à nossa turma, durante todo esse tempo.
Tudo o que temos a expressar nesse dia é PARABÉNS e MUITO OBRIGADO, de verdade, por tudo o que tem realizado por nós. Podemos desejar também BOA SAÚDE e SABEDORIA, para que continue a trilhar a longa e recompensadora carreira da licenciatura.


(¹) http://www.mrbey.com.br/blog/index.php/por-que-dar-macas-ao-professor/

Nenhum comentário:

Postar um comentário